Visualizações

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Esquemas Táticos de Futebol.

Esquemas Táticos.

            Alguns conhecimentos são indispensáveis ao treinador de futebol na escolha do esquema tático para um jogo:

  • Ambiente do jogo
  • Condições do gramado
  • Estado físico do adversário
  • Sistema tático do adversário
  • Perfil do time adversário ( pontos fortes e pontos fracos, jogadas ensaiadas, marcação e individualidades.)

      Essa são informações indispensáveis, porem, quanto maior o número de informações melhor amparado o treinador estará em suas decisões, diminuído a probabilidade de erros na estruturação da equipe.
     
      Os objetivos dos sistemas táticos teoricamente são simples e baseados em estratégia de guerra:

·        Defender, anulando as ações defensivas do adversário, se possível sempre em maior número.
·        Atacar realizando ações que permitam desestruturar e desequilibrar o sistema adversário, confundindo-o. Ocupar os espaços e marcar o gol. 

      Não existe um sistema  tático que garanta o sucesso de uma equipe, nem consenso entre especialista sobre o melhor deles. Por isso vou citar alguns exemplos de esquemas táticos:

Exemplos:

Esquemas Táticos: 1- 4- 4- 2 Quadrado.

Esse esquema 4-4-2 tipo Quadrado, pode ser ofensivo ou defensivo com poucas alterações. Permite uma enorme variação de posicionamentos do meio de campo para frente e tem dois jogadores para cada posição, facilitando a distribuição das tarefas. Utiliza-se dois laterais que se alternam no momento do apoio ao ataque, um volante mais centralizado e outro que faça cobertura dos laterais, dois meias que participem da marcação e cheguem bem à frente e um atacante mais de área e outro com boa movimentação. Na configuração acima, os volantes e meias formam um quadrado.

Esquema Tático 1- 4- 4 -2 Losango.

Esse esquema 4-4-2 tipo Losango Ofensivo, tem por característica a facilidade de se montar triângulos no seu posicionamento pela disposição dos jogadores em campo. Torna-se ofensivo quando utiliza um volante e três meias. Com o losango, há espaço para o adversário nas laterais na linha média.

     Esquema Tático 1- 4- 2- 3 -1.

O 4-2-3-1 com pontas abertos, surgiu de uma variação do 4-4-2 inglês tradicional, onde basicamente, um atacante é recuado e dois pontas são avançados, formando a famoso “Linha de três homens”. O seu idealizador, foi nada menos que o grande Alex Fergunson.

     


Esquema Tático 1- 4–3- 3.



O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante).


O esquema 4-3-3 mostrou-se mais eficiente nas equipes em que os jogadores de ataque, especialmente os que atuavam pelos flancos do campo, eram velozes, dinâmicos e capazes de ajudar na marcação. O fato de o meio-campo, teoricamente, ser composto por três jogadores faz com que a equipe dependa muito de um meia de ligação talentoso, pois se os outros dois homens de meio forem mais marcadores do que técnicos, as jogadas de ataque, em sua maioria, dependerão do jogador de criação.


Esquema Tático 1- 3-5-2.


Esse esquema 3-5-2 permite armação de jogo pelos alas. Os laterais passam a ser chamados de alas porque ganham novas funções tanto na parte defensiva quando deve marcar mais “por dentro” quanto na parte ofensiva quando tem participação ativa na armação do jogo. A cobertura dos alas necessita de muita coordenação defensiva e o adversário tem possibilidades de criar mais dificuldade se entrar com 3 atacantes. A inteligência e as características dos alas são fundamentais para que esse sistema de jogo funcione. Com a formação 1 volantes e 2 meias, os alas tem uma função defensiva.



Um comentário: